Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Cricetidade
Nome Popular: Rato de forro, telhado ou rato preto
Nome Científico: Rattus rattus
Habitat: Locais menos úmidos, fazendo seus ninhos acima do solo, como o forro das casas, entre paredes, em locais escondidos de armários e preteleiras.
Alimentação: Preferem frutas vegetais e grãos.
Ciclo de vida:
Características Físicas: Corpo delgado, orelhas grandes cauda longa. Cor: cinza escuro, pardo escura ou negra Tamanho 38cm (cabeça até o final da cauda) Peso: 80 a 300g As fezes são em forma de vareta, até 12 mm. Sentidos: Visão: má visão Olfato, paladar, audição e tato: excelentes. Capacidade de escalar: Ágil, escalador ativo.
Identificação: Presença de fezes (afiladas – 8 a 13 mm comp, x 5 mm de espessura) tipo de alimento roído, ninhos.
Profilaxia:
Importância: Escala objetos e paredes com facilidades, reage diante de novos objetos.
Curiosidades: Eles são considerados uma das espécies invasoras mais bem-sucedidas do mundo. Originários do sul da Ásia, os ratos pretos espalharam-se para quase todos os continentes ao longo dos séculos, principalmente devido às viagens humanas e ao comércio marítimo. Eles são conhecidos por serem altamente adaptáveis a uma variedade de ambientes, incluindo áreas urbanas e rurais, e por sua capacidade de se reproduzir rapidamente. Sua presença pode ter impactos significativos nos ecossistemas locais, competindo com espécies nativas por recursos e causando danos a culturas agrícolas e infraestruturas humanas.