Combate

POMBOS

Problemas com pombos e aves e mosquitos em seu estabelecimento ou domicílio? Acesse Você tem enfrentando problemas com pragas (ratos, baratas, aranhas, formigas, traças, ratazanas, camundongos. escorpiões, pombos, aves, moscas, mosca varejeira e/ou pernilongos e mosquitos)? Então, você precisa contratar a COMBATE. Com mais de 30 anos no mercado brasileiro, a COMBATE oferece serviços de dedetização e controle de pragas, desinfecção de ambientes e higienização de reservatórios de água. Acesse o link https://combate.com.br/contato

Filo: Chordata

Classe: Chordata

Ordem: Columbiformes

Família: Columbidae

Nome Popular: Pombo

Nome Científico: Columba livia

Habitat: Seu ambiente natural são os litorais rochosos e os campos, mas esses animais foram sociabilizados e as pombas vivem em liberdade nas praças de muitas cidades.

Alimentação: Alimenta-se de sementes, de grãos de vários cereais – trigo, cevada, aveia, milho – de caracóis, insetos e minhocas.

Ciclo de vida: Na época do acasalamento, o macho corteja a femea abrolhando. Se ela aceitar a corte, tocam verdadeiros beijos. A fêmea tem 6 ninhadas por ano, em geral de 2 filhotes, que ficam cerca de um mês no ninho, sendo cuidadosamente alimentados com leite de pomba.

Características Físicas: Tempo de vida: pode chegar a 35 anos. É fácil distinguir a pomba dos demais pássaros pelas ceromas nasais – carnosidades localizadas na base do bico e recobertas por pele macia. Muito resistente possui um ótimo sentido de direção, um pombo bem treinado pode voar 1500km até atingir seu destino.

Identificação: Presença de pena, fezes, barulho em cima da residência ou edifício, ovos e ninhos.

Profilaxia:

  • Remoção de Fontes de Alimentação: Pombos são atraídos por alimentos facilmente disponíveis. Remova qualquer fonte de alimento, como restos de comida ou ração de animais, para dissuadi-los de frequentar a área.
  • Selamento de Aberturas e Lacunas: Feche quaisquer aberturas em edifícios, telhados ou estruturas que possam servir como pontos de entrada para os pombos. Isso pode ajudar a evitar que eles construam ninhos ou se abriguem em áreas indesejadas.
  • Instalação de Espículas ou Redes: Espículas e redes podem ser instaladas em áreas onde os pombos gostam de pousar, como beirais de telhados, para impedir seu acesso. Isso ajuda a limitar suas opções de pouso e nidificação.
  • Utilização de Repelentes Sonoros ou Visuais: Dispositivos que emitem sons ou flashes de luz intermitentes podem afugentar os pombos, tornando as áreas menos hospitaleiras para eles.
  • Limpeza Regular: Mantenha as áreas onde os pombos costumam se reunir limpas e livres de detritos, fezes e ninhos. Isso não só reduzirá seu interesse na área, mas também minimizará os riscos à saúde associados às suas fezes. 

 

Importância: São agentes causadores de doenças como: Cryptococcosis ?causado por uma secreção digestivo-intestinal do pombo. Histoplasmose ? afeta o sistema respiratório, podendo ser fatal. Candidíase ? é uma secreção de fungos do pombo. A doença afeta a pele, a boca, o sistema respiratório, os intestinos o urogenital, especialmente a vagina. É um problema que está crescendo nas mulheres causando dor e prurido.

Curiosidades: Um casamento entre pombos é para sempre. Fiéis e amorosos, Macho e fêmea permanecem juntos a vida inteira. Quando um morre, o que sobrevive leva algum tempo para acasalar de novo.

ENFRENTADO PROBLEMAS COM POMBOS?
NÓS PODEMOS RESOLVER!