Combate

CUPIM DE MADEIRA SECA

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Blattodea

Família: Blattidae

Nome Popular: Cupim de Madeira Seca

Nome Científico: Cryptotermes brevis

Habitat: Madeira seca, especialmente em estruturas de madeira e móveis.

Alimentação: Alimentam-se de celulose presente na madeira seca.

Ciclo de vida: Ciclo de vida longo, com ninfas e adultos vivendo dentro da madeira. Podem viver por vários anos sem sair da madeira.

Características Físicas: Tamanho: Cerca de 3 a 4 mm de comprimento. Coloração: Geralmente clara a castanho escuro.

Identificação: Sinais de infestação incluem pequenos orifícios de saída de pó e fezes de cor granular.

Profilaxia: Inspeções regulares em estruturas de madeira, tratamento preventivo e corretivo por profissionais especializados em controle de pragas.

Importância: Causam danos significativos às estruturas de madeira, sendo uma praga de importância econômica.

Curiosidades: São capazes de infestar construções inteiras, causando danos estruturais severos se não forem controlados adequadamente.

Os cupins de madeira seca são insetos que vivem em madeiras com relativamente baixo teor de umidade. Eles não necessitam ter contato com o solo ou com outra fonte de umidade. A própria madeira e o ambiente em que vivem provêm a umidade que necessitam para sobreviver. Por viverem dentro da madeira seca, eles são frequentemente transportados de um local a outro em móveis infestados, caixas ou “containers” de madeira, estrados de madeira, molduras de quadros, etc.

O Cryptotermes brevis, chamado popularmente de cupim de madeira seca, é um cupim que se encontra normalmente restrito à peça atacada. Por este motivo, os cupins de madeira seca normalmente apresentam colônias pequenas, proporcionais ao tamanho da peça atacada, com cerca de 300 indivíduos a poucos milhares.

Suas revoadas são geralmente noturnas (início da noite), sendo que, pelo fato de terem poucos indivíduos, são revoadas pequenas e discretas, contendo por vezes algumas dezenas de indivíduos. Os alados saem por orifícios feitos pelas ninfas, que podem ser os mesmos feitos para eliminação das pelotas fecais.

Os casais formados após a revoada instalam-se diretamente na madeira, através de furos de prego, encaixe de peças, frestas, etc.

Nas colônias maduras, a rainha é apenas ligeiramente maior que o rei.

Não se devem subestimar os danos potenciais causados por este cupim, pois quando se percebe efetivamente o dano, o prejuízo já é grande. De fato, em madeiras submetidas a infestações por um tempo prolongado, restará apenas uma fina superfície externa intacta, quebradiça e outras poucas divisórias internas, separando câmaras espaçosas. É assim que muitas vigas de sustentação de telhados de residência ficam quase que totalmente ocas e sucumbem, ocasionando o desabamento do telhado.

Dentre as peças mais comumente atacadas pelo cupim de madeira seca, destacamos o batente de portas e janelas (que ficam fixos, sem movimento, em contato com a parede), móveis e armários embutidos, rodapés e forros de madeira.

Saiba mais sobre como nós combatemos estas pragas.

Saber Mais

Se você busca serviços com qualidade internacional comprovada, somos a solução!