São assim designados pelo fato de constituírem colônias freqüentemente abaixo do solo.
Para sobreviver, necessita de um elevado teor de umidade e suas colônias são bastante populosas, a ligação entre a colônia e a fonte de alimento é feita por meio de túneis construídos com terra mastigada para evitar a luz.
São lucífogos ou fotófogos (possui aversão a luz). Nem sempre o ninho principal está na área construída, pode se encontrar nas imediações da construção. É muito comum encontrar seus túneis em espaços existentes entre lajes, na rede hidráulica e conduítes elétricos.
Neste caso, desgastando as capas de fios, podem provocar incêndios originários de curtos-circuitos.
Tratamento Químico Convencional Tem por finalidade, interromper as fontes de umidade e o fluxo de alimento para as colônias e sub-colônias.
Trata-se de um tratamento preventivo ideal para madeiras, evitando a infestação de cupins,
Diferentemente dos métodos convencionais, que envolvem a aplicação de líquidos inseticidas, o tratamento a seco de cupins é ideal para áreas que não podem ser molhadas.
Consiste na instalação de “bait station” * ao redor do imóvel e no seu interior em pontos estratégicos, com o objetivo de fornecer disponibilidade de alimentação para o inseto invasor.
* “bait station” cápsula plástica com material atrativo em seu interior
Consiste na instalação de “bait station” * ao redor do imóvel e no seu interior em pontos estratégicos, com o objetivo de fornecer disponibilidade de alimentação para o inseto invasor.