TRAÇA

Filo:

Arthropoda

Classe:

Insecta

Ordem:

Thysanura

Nome popular:

Traça dos Livros

Nome científico:

Racrotelsa collaris (Fabricius) e Ctenolepisma ciliata (Dufourd)

Habitat:

As traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros.

Alimentação:

Se alimentam de substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, sendo muito comuns em residências, onde podem causar danos pelo ataque aos cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), roupas engomadas e tecidos de “rayon”. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal.

Ciclo de vida:

Os jovens assemelham-se aos adultos, exceto por serem menores, apresentando ametabolia, isto é, desenvolvem-se diretamente sem que sofram metamorfose. Do ovo sai uma forma jovem que cresce, sofre muda várias vezes, até atingir a fase adulta. Após sair do ovo, há, no mínimo, seis ínstares. O tempo de desenvolvimento, em nossas condições climáticas, é de aproximadamente um ano.

Características Físicas:

Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser “silverfish”. As espécies encontradas nas residências têm coloração cinza prateada. Seu tamanho varia de 0,85 a 1,3 cm, dependendo da espécie e do ínstar (estágio de desenvolvimento).

Profilaxia:

Controlar ou eliminar pontos de umidade, tais como vazamentos de encanamentos. Evitar acúmulo de jornais, livros e revistas velhas ou outras fontes de alimento. Selar frestas e ranhuras na estrutura, onde estes insetos podem se abrigar. Evitar a entrada de material proveniente de locais com histórico de infestação por traças (caixas de papelão, pilhas de livros, jornais, revistas, etc.). Limpar periodicamente livros e outros materiais estocados que podem servir de alimento.

Importância:

As traças dos livros podem ocasionar enormes danos às roupas e papéis. Quando presentes nas bibliotecas, há necessidade de controle periódico (anual).

Você não sabe como acabar com as pragas? Não tem problema, nós sabemos e cuidamos de tudo pra você!