PERNILONGO

Filo:

Arthropoda

Classe:

Insecta

Ordem:

Díptera

Família:

Culicidae

Nome popular:

Pernilongos

Nome científico:

Aedes sp

Habitat:

Ae aegypti Ae albopictus proliferam em recipiente artificiais, localizado no interior da residência ou em suas imediações, preferencialmente contendo água limpa tais como reservatório de água, vasos de plantas, latas, garrafas, pneus bebedouro de animais, fontes ornamentais utilizam também reservatório natural como ocos de arvores bambus, casca de coco.

Alimentação:

Larva – pequenos microorganismo Adulto – Seiva das plantas Fêmea – Necessita de sangue para maturação dos ovos a cada quatro dias.

Ciclo de vida:

Os machos vivem seis ou sete dias e a fêmea de acordo com disponibilidade de alimento quatro a cinco meses e no verão pode cair para 2 semana. Ovo – Larva – Pupa 10 dias.

Características Físicas:

Os mosquitos, também conhecidos por pernilongos, muriçocas, sovela, mosquito-prego ou carapanãs pertencem à Ordem Diptera e possuem apenas um par de asas membranosas correspondente às asas anteriores, daí o nome da ordem (di = duas, ptera = asas). São de grande importância na saúde pública, pois podem transmitir várias doenças, como a febre amarela, dengue, alguns tipos de encefalite, filariose, etc. Os mosquitos são também grandes causadores de incômodo, sendo que muitas áreas de recreação deixam de ser utilizadas devido a presença destes insetos em determinadas épocas do ano. Dentre as espécies importantes de mosquitos estão as do gênero Anopheles e Aedes.

Identificação:

Ponto que favorecem acumulo de água parada e presença de adultos.

Profilaxia:

Evitar o acúmulo de água em qualquer forma, limpa ou não, em qualquer volume para não permitir a reprodução dos mosquitos. Inspeções periódicas em ambientes internos e externos. Colocação de areia em pratos de água. Limpeza constante de recipientes como bebedouros. Quebra de cacos de vidros instalados em muros. Corte de pneus e outras situações de risco.

Importância:

Moléstias Transmissíveis por pernilongos: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre amarela – aedes eagypti .

Curiosidades:

Posição de repouso O corpo mantém paralelo com a superfície.

Você não sabe como acabar com as pragas? Não tem problema, nós sabemos e cuidamos de tudo pra você!