ESCORPIÃO

Filo:

Arthropoda

Classe:

Insecta

Ordem:

Scorpionida

Família:

Buthidae

Nome popular:

Escorpião

Nome científico:

Tityus serrulatus e tityus bahiensis

Habitat:

É encontrado quase sempre dento de cidades, vilas, construções humanas, penetrando todos os cômodos das habitações. Prefere locais escuros: Tijolos empilhados, madeiramento, telhas, ladrilhos, vasilhames etc.

Alimentação:

Todos os artrópodes e insetos. Preferência pelos insetos de corpo mole, podem alimentar-se quase todo dia, bebem água com freqüência, mas são capazes de jejuar por alguns meses.

Ciclo de vida:

T. bahiensis: reprodução sexuada, macho com pinças maiores. T. serrulatus: reprodução assexuada, somente fêmeas através de partenogênese, sem macho.

Características Físicas:

Cor: marrom (T. bahiensis) ou amarelo (T. serrulatus). Apresentam pelos, garras completas, o ferrão tem abertura para o esvaziamento das glândulas de veneno e ocorre ecdiase(troca de pele).

Identificação:

Depósitos de madeiramento, locais com muita umidade, construções antigas, empilhamento de materiais são propícios a manter escorpiões vivos e em reprodução.

Profilaxia:

Limpeza de salas, quartos, dispensas, e vasilhames de lixos. Guardar bem as peças de vestuário e calçados, evitar empilhamento de madeira, telhas e ladrilhos.

Importância:

Nos estados de São Paulo (interior e capital), Minas Gerais e no grande Nordeste, o índice de acidentes com escorpiões é alto. Tomar os devidos cuidados principalmente com as crianças de pouca idade podendo ser fatal.

Curiosidades:

Como podemos fazer para identificar o sexo do escorpião amarelo? Verdadeira missão impossível! A verdade é que entre esta espécie de nome científico Tityus serrulatus só existem fêmeas. Elas reproduzem-se através de um processo chamado “partenogênese”, não existem ovulo nem espermatozóide. O novo escorpiãozinho é formado no interior do organismo materno a partir de uma só célula reprodutiva, capaz de repetir a totalidade do código genético da mãe.

Você não sabe como acabar com as pragas? Não tem problema, nós sabemos e cuidamos de tudo pra você!