ARANHA

Filo: Arthropoda
Classe: Arachinida
Ordem: Araneae
Família: Araneidae
Nome popular: Aranha doméstica
Nome científico: Tegenária domestic
Habitat: Vivem em habitações, estábulos e construções.
Alimentação:
Preferência por pequenos insetos, mas comem quase todo tipo de inseto. São capazes de consumir de uma só vez grandes quantidades de alimentos e de os armazenar nos cegos intestinais. Tem possibilidade de suportar grandes jejuns forçados, ou podem viver das suas reservas durante meses, mesmo 1 ou 2 anos, sem comer.
Ciclo de vida:
Não há metamorfose, mas os crescimentos fazem-se por uma série de mudas da cutícula. Após a eclosão, o jovem já tem a configuração de aranha, passado o tampo aparecem os olhos e as fieiras, apto a dar os primeiros passos, libertando-se da ooteca.
Características Físicas:
É capaz de produzir seda, estão associadas a idéia de fiação da seda. O corpo é dividido em cefalotórax e abdome, possui quatro pares de patas. Os machos distinguem-se da fêmea pela configuração dos palpos, além de possuir umestilete que funcioma como órgão de copulação.
Identificação:
Relativamente abundante em habitações, estábulo e outras construções pouco limpas.
Profilaxia:
– Evitar acumulo de materiais. – Evitar acumulo de madeiramento – Manter sempre a limpeza e a organização para precaução de acidentes.
Importância:
As viúvas negras possuem uma picada que produz uma dor aguda, insônias, náuseas em cerca de 10%, até a morte.
Curiosidades:
São capazes de produzir seda. Certas aranhas de grande porte são capazes de matar peixes, ratos ratazanas, aves pequenas e até serpentes com o seu veneno. Elas têm capacidade de armazenar alimentos nos cegos intestinais tubulares. Tem possibilidade de Suportar jejuns forçados durante meses, mesmo um ou dois anos, sem alimentar-se.

 

Você não sabe como acabar com as pragas? Não tem problema, nós sabemos e cuidamos de tudo pra você!